A Open University foi fundada em 1969 e é atualmente conhecida como uma
das mais importantes instituições de educação aberta e a distância no mundo.
Seus mais de 250 mil alunos são provenientes dos quatro países que compõem o
Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) e de vários
outros países fora desta região. A Open University elaborou um documento
chamado Learning and Teaching Strategy que está em vigor desde 2012 e
será mantido até 2015. Este documento contém ações e decisões de natureza tanto
administrativa quanto pedagógica que devem ser seguidas por todas as unidades
da instituição. Na verdade, cada unidade, neste período, deve identificar
suas prioridades, levando-se em consideração o contexto em que estão inseridas,
traçar metas e agir em consonância com os princípios definidos por este plano
de estratégias.
Este plano partiu da necessidade da instituição em estimular o
crescimento das atividades on-line. A Open University está atenta às grandes
transformações pelas quais a sociedade vem passando e entende que, além de
manter sua tradição oferecendo cursos de qualidade, baixo custo e com bastante
flexibilidade para o aluno, ela também precisa estar em sintonia com as novas
tendências e tecnologias emergentes para poder atrair novos alunos e manter os
que já estão matriculados. Pensando nisso,a instituição propôs algumas
alterações, melhorias e inovações em sua pedagogia a fim de ir ao encontro das
necessidades dos alunos e da sociedade, que cada vez mais exige um profissional
inserido no mundo digital e dotado das mais variadas habilidades.
O documento Learning and Teaching Strategy orbita em torno da
tecnologia e do ensino e aprendizagem na modalidade on-line. Este documento
prevê que a instituição reveja seus processos, design de cursos e como o
conhecimento é pasado e adquirido, sem esquecer que a tecnologia que vai
sustentar este planejamento deverá ser robusta, confiável e eficiente. De
acordo com o Institute for Distance Education (http://www.umuc.edu), existem tês modelos
de EaD:
1. Salas de Aulas
Distribuídas: a comunicação é síncrona e realizada em diferentes salas em
diferentes lugares pré-determinados pela instituição;
2. Aprendizado Independente:
o aluno é independente para fazer o curso de qualquer lugar a qualquer hora.
Ele recebe os materias e programa do curso e um monitor ou tutor fica à
disposição para auxiliar e avaliar o aluno. Recursos multimídias são
utilizados;
3.
Estudo aberto + Aulas: uso de materiais e meidias que
permitem que o aluno estudo onde quiser. Há reuniões periódicas em grupos e em
locais específicos.
O modelo de EaD adotado pela Open University é uma mistura do modelo
independente e do modelo de estudo aberto. Portanto, os alunos podem sempre ter
acesso a todos os materiais diponibilizados on-line. Tais materiais são
elaborados de forma bem estruturada por uma equipe de profissionais
especializados em didática, profissionais especialistas nos assuntos que são ensinados,
e especialistas em mídia. Os professores que trabalham em período integral
participam destas equipes de desenvolvimento e também se engajam em pesquisas
acadêmicas. A instituição também conta com funcionários que gerenciam os
centros de estudos locais espalhados pelos 4 países do Reino Unido, monitoram
instrutores e supervisionam o desempenho dos alunos. Interações entre alunos e
professores podem ser presenciais ou por outras vias de comunicação
não-presenciais (e-mail. chats, webconferências, etc).
Além de toda esta estrutura e suporte na esfera acadêmica,os cursos são
estruturados de forma que o aluno seja incentivado a estudar e pesquisar de
maneira independente e que haja momentos de muita colaboração e troca de
informações entre os alunos. Para a Open University, o feedback é um valioso
instrumento no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o
desenvolvimento do aluno e tornando o processo de avaliação bem transparente.
Ao analisarmosos princípios norteadores que compõem o Learning and
Teaching Strategy da Open University, podemos destacar:
1. qualidade do
ensino ao aluno e a qualidade dos resultados associados ao ensino;
2. Uso crescente de
tecnologias, principalmente as on-line, e redução de material impresso;
3. Acessibilidade ao
material do curso nos mais variados formatos;
4. Expansão da
participação e igualdade, abraçando cada vez mais as diversidades e backgrounds
do corpo discente;
5. Ênfase na
abordagem baseada na qualificação, e não em módulos;
6. Foco na habilidade
de ensinar e aprender, com foco em pesquisa e desenvolvimento de todo o staff
da instituicão;
7. Sustentabilidade
ambiental, promovendo abordagens de ensino e aprendizagem que tenham impacto
positivo no meio-ambiente e que sejam sempre sustentáveis.
De forma geral, estes princípios reforçam a ideia de que a Open
University preza pela tradição e reputação já adquirida, mas que também busca
maneiras mais eficazes e eficientes de ensinar, sempre visando inovação e
oportunidades iguais para todos. Vale lembrar que a missão da instituição é
“ser aberta às pessoas, lugares, métodos e ideias.”
A Open University reconhece que cada vez mais a
Web 2.0 está inserida na vida de todos, portanto inevitavelmente no universo do
ensino e aprendizagem também. Ela busca assumir um papel de liderança que
permita que os desafios impostos pela tecnologia sejam vencidos por todos e que
os alunos possam aprender de forma eficaz em um mundo digital. De acordo com o
plano de estatégias da Open University (Learning and Teaching Strategy),
há uma série de fatores relacionados aos aspectos acadêmicos que motivam o
crescente uso de tecnologias. A instituição entende que a tecnologia pode ser
usada para:
1. melhorar resultados;
2. melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem;
3. encorajar a independência do aluno e dar suporte ao desenvolvimento
pessoal;
4. melhorar a experiência do aprendizado e permitir mais personalização;
5. melhorar o acesso ao ensino;
6. dar suporte a uma gama diversa de oportunidades de ensino e ir ao encontro
das necessidades de um público cada vez mais diversificado;
7. prover uma gama maior de conteúdos e recursos de forma mais eficaz;
8. aumentar a flexibilidade do que é entregue ao aluno;
9. aumentar a quantidade de informação que é entregue ao aluno;
10. desenvolver abordagens que permitam pesonalizar e individualizar o
suporte dado ao aluno e gravar as conquistas e trabalhos dos alunos;
11.
dar oportunidade ao aluno de
desenvolver suas habilidades de comunicação colaboração e trabalho em grupo;
12.
dar suporte aos alunos na hora
de construir o conhecimento de forma colaborativa e engajá-los no aprendizado
de forma social;
13.
reduzir o isolamento e distância
dos alunos entre si sejam novatos ou experts;
14.
prover o aluno com a
possibilidade de guardar para toda a vida aquilo que foi ensinado;
15.
permitir que o aluno utilize seu
próprio equipamento nos contextos da instituição e personalizar serviços da
instituição;
16.
prover o aluno com a
capacidade de integrar estudo trabalho e lazer através de ensino com base na
casa e trabalho.
Tais princípios, de acordo com o plano de
estratégias para o período de 2012-2015, permitirão que a universidade
concretize sua missão, mantenha sua reputação e aumente a eficiência e a
simplificação de seus processos.
Conclui-se, portanto, que o plano estratégico da
Open University não se preocupa somente com questões de natureza
administrativa, mas deposita grande parte de suas ações em desenvolver e
melhorar processos acadêmicos. Por trás de cada curso existe uma equipe
responsável por fazer a engrenagem funcionar. O aluno está no foco o tempo todo
e exige-se que ele, apesar de estar a distância, participe ativamente de todo o
processo de ensino e aprendizagem. À ele, é dada a oportunidade de desenvolver
sua independência e autonomia, além de aprender e praticar habilidades
importantes para o século 21. Este plano colocou como prioridade o
desenvolvimento do aluno em um mundo digital e traçou metas para que a educação
na modalidade on-line ganhasse fôlego e autonomia. A gestão da Open University
com foco em qualidade garantiram ótimas notas pelas avaliações da Agência
Britânica de Garantia de Qualidade para a Auditoria Institucional do Ensino
Superior e novamente, em 2010, ela se classificou entre as três melhores
instituições de ensino superior no Reino Unido por satisfação do aluno.
Referências deste post:
- MOORE, Michael G. ; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Tradução: Ez2Translate. 3º edição. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
- The Open University- Learning and TeachingStrategies
- The Open University Strategic Plan 2012-15-Securing the mission
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