Wednesday, November 12, 2014

11.



A Open University foi fundada em 1969 e é atualmente conhecida como uma das mais importantes instituições de educação aberta e a distância no mundo. Seus mais de 250 mil alunos são provenientes dos quatro países que compõem o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) e de vários outros países fora desta região. A Open University elaborou um documento chamado Learning and Teaching Strategy que está em vigor desde 2012 e será mantido até 2015. Este documento contém ações e decisões de natureza tanto administrativa quanto pedagógica que devem ser seguidas por todas as unidades da instituição. Na verdade, cada unidade, neste período,  deve identificar suas prioridades, levando-se em consideração o contexto em que estão inseridas, traçar metas e agir em consonância com os princípios definidos por este plano de estratégias.
Este plano partiu da necessidade da instituição em estimular o crescimento das atividades on-line. A Open University está atenta às grandes transformações pelas quais a sociedade vem passando e entende que, além de manter sua tradição oferecendo cursos de qualidade, baixo custo e com bastante flexibilidade para o aluno, ela também precisa estar em sintonia com as novas tendências e tecnologias emergentes para poder atrair novos alunos e manter os que já estão matriculados. Pensando nisso,a instituição propôs algumas alterações, melhorias e inovações em sua pedagogia a fim de ir ao encontro das necessidades dos alunos e da sociedade, que cada vez mais exige um profissional inserido no mundo digital e dotado das mais variadas habilidades.
O documento Learning and Teaching Strategy orbita em torno da tecnologia e do ensino e aprendizagem na modalidade on-line. Este documento prevê que a instituição reveja seus processos, design de cursos e como o conhecimento é pasado e adquirido, sem esquecer que a tecnologia que vai sustentar este planejamento deverá ser robusta, confiável e eficiente. De acordo com o Institute for Distance Education (http://www.umuc.edu), existem tês modelos de EaD:
1. Salas de Aulas Distribuídas: a comunicação é síncrona e realizada em diferentes salas em diferentes lugares pré-determinados pela instituição;
2. Aprendizado Independente: o aluno é independente para fazer o curso de qualquer lugar a qualquer hora. Ele recebe os materias e programa do curso e um monitor ou tutor fica à disposição para auxiliar e avaliar o aluno. Recursos multimídias são utilizados;
3. Estudo aberto + Aulas: uso de materiais e meidias que permitem que o aluno estudo onde quiser. Há reuniões periódicas em grupos e em locais específicos.
O modelo de EaD adotado pela Open University é uma mistura do modelo independente e do modelo de estudo aberto. Portanto, os alunos podem sempre ter acesso a todos os materiais diponibilizados on-line. Tais materiais são elaborados de forma bem estruturada por uma equipe de profissionais especializados em didática, profissionais especialistas nos assuntos que são ensinados, e especialistas em mídia. Os professores que trabalham em período integral participam destas equipes de desenvolvimento e também se engajam em pesquisas acadêmicas.  A instituição também conta com funcionários que gerenciam os centros de estudos locais espalhados pelos 4 países do Reino Unido, monitoram instrutores e supervisionam o desempenho dos alunos. Interações entre alunos e professores podem ser presenciais ou por outras vias de comunicação não-presenciais (e-mail. chats, webconferências, etc).  
Além de toda esta estrutura e suporte na esfera acadêmica,os cursos são estruturados de forma que o aluno seja incentivado a estudar e pesquisar de maneira independente e que haja momentos de muita colaboração e troca de informações entre os alunos. Para a Open University, o feedback é um valioso instrumento no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do aluno e tornando o processo de avaliação bem transparente.
Ao analisarmosos princípios norteadores que compõem o Learning and Teaching Strategy da Open University, podemos destacar:

1. qualidade do ensino ao aluno e a qualidade dos resultados associados ao ensino;
2. Uso crescente de tecnologias, principalmente as on-line, e redução de material impresso;
3. Acessibilidade ao material do curso nos mais variados formatos;
4. Expansão da participação e igualdade, abraçando cada vez mais as diversidades e backgrounds do corpo discente;
5. Ênfase na abordagem baseada na qualificação, e não em módulos;
6. Foco na habilidade de ensinar e aprender, com foco em pesquisa e desenvolvimento de todo o staff da instituicão;
7. Sustentabilidade ambiental, promovendo abordagens de ensino e aprendizagem que tenham impacto positivo no meio-ambiente e que sejam sempre sustentáveis.
De forma geral, estes princípios reforçam a ideia de que a Open University preza pela tradição e reputação já adquirida, mas que também busca maneiras mais eficazes e eficientes de ensinar, sempre visando inovação e oportunidades iguais para todos. Vale lembrar que a missão da instituição é “ser aberta às pessoas, lugares, métodos e ideias.”

A Open University reconhece que cada vez mais a Web 2.0 está inserida na vida de todos, portanto inevitavelmente no universo do ensino e aprendizagem também. Ela busca assumir um papel de liderança que permita que os desafios impostos pela tecnologia sejam vencidos por todos e que os alunos possam aprender de forma eficaz em um mundo digital. De acordo com o plano de estatégias da Open University (Learning and Teaching Strategy), há uma série de fatores relacionados aos aspectos acadêmicos que motivam o crescente uso de tecnologias. A instituição entende que a tecnologia pode ser usada para:

1. melhorar resultados;
2. melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem;
3. encorajar a independência do aluno e dar suporte ao desenvolvimento pessoal;
4. melhorar a experiência do aprendizado e permitir mais personalização;
5. melhorar o acesso ao ensino;
6. dar suporte a uma gama diversa de oportunidades de ensino e ir ao encontro das necessidades de um público cada vez mais diversificado;
7. prover uma gama maior de conteúdos e recursos de forma mais eficaz;
8. aumentar a flexibilidade do que é entregue ao aluno;
9. aumentar a quantidade de informação que é entregue ao aluno;
10. desenvolver abordagens que permitam pesonalizar e individualizar o suporte dado ao aluno e gravar as conquistas e trabalhos dos alunos;
11.          dar oportunidade ao aluno de desenvolver suas habilidades de comunicação colaboração e trabalho em grupo;
12.          dar suporte aos alunos na hora de construir o conhecimento de forma colaborativa e engajá-los no aprendizado de forma social;
13.          reduzir o isolamento e distância dos alunos entre si sejam novatos ou experts;
14.          prover o aluno com a possibilidade de guardar para toda a vida aquilo que foi ensinado;
15.          permitir que o aluno utilize seu próprio equipamento nos contextos da instituição e personalizar serviços da instituição;
16.          prover o aluno com  a capacidade de integrar estudo trabalho e lazer através de ensino com base na casa e trabalho.
Tais princípios, de acordo com o plano de estratégias para o período de 2012-2015,  permitirão que a universidade concretize sua missão, mantenha sua reputação e aumente a eficiência e a simplificação de seus processos.
Conclui-se, portanto, que o plano estratégico da Open University não se preocupa somente com questões de natureza administrativa, mas deposita grande parte de suas ações em desenvolver e melhorar processos acadêmicos. Por trás de cada curso existe uma equipe responsável por fazer a engrenagem funcionar. O aluno está no foco o tempo todo e exige-se que ele, apesar de estar a distância, participe ativamente de todo o processo de ensino e aprendizagem. À ele, é dada a oportunidade de desenvolver sua independência e autonomia, além de aprender e praticar habilidades importantes para o século 21. Este plano colocou como prioridade o desenvolvimento do aluno em um mundo digital e traçou metas para que a educação na modalidade on-line ganhasse fôlego e autonomia. A gestão da Open University com foco em qualidade garantiram ótimas notas pelas avaliações da Agência Britânica de Garantia de Qualidade para a Auditoria Institucional do Ensino Superior e novamente, em 2010, ela se classificou entre as três melhores instituições de ensino superior no Reino Unido por satisfação do aluno.
Referências deste post:




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