Wednesday, November 12, 2014

12.



Ao longo de 2014 minha vida profissional afetou meus estudos, e vice-versa. Esta simbiose entre a teoria e a prática foi essencial para o meu amadurecimento como educador e supervisor na instituição onde trabalho. A seguir, confira alguns dos destaques na vida profissional em 2014 que foram altamente influenciados pelos temas abordados na pós-graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais.

Facebook Group
Em 2013 criei um grupo no Facebook voltado para professores de inglês interessados no universo da EaD. Em 2014 pude compartilhar com profissionais do Brasil e do mundo vários vídeos, textos e links interessantes que foram compartilhados entre os colegas e professores da pós-graduação. Até o momento, o grupo conta com 102 membros. 
Online Teaching and Learning


Uma das experiências mais ricas e interessantes que tive este ano ocorreu no 5º Seminário de Educação e Tecnologia, em Piraí, também conhecida como a sede do projeto Piraí Digital. Na oficina intitulada Transformando problema em solução: como usar a tecnologia de todos os dias em sala de aula, pude compartilhar com um grupo de cerca de 40 professores da rede pública de ensino minha visão sobre a tecnologia educacional e algumas soluções práticas e democráticas para transformar práticas pedagógicas tradicionais através dos dispositivos digitais móveis.


A troca de conhecimentos foi riquíssima. Além de compartilhar conhecimentos aprendidos em algumas disciplinas da pós-graduação e alguns livros que eu estava lendo (principalmente a obra Um mundo, uma escola, do Salman Khan), pude presenciar um debate caloroso entre os professores que defendem e os que repelem a tecnologia em sala de aula. A conversa foi bem democrática e todos puderam expor seus medos, broncas, críticas, dificuldades e sonhos. 

Outro ponto alto da oficina ocorreu quando trabalhamos com algumas ideias desenvolvidas por mim envolvendo o uso de fotografia digital. Todos ficaram bastante entusiasmados e se envolveram nas tarefas propostas. Neste momento, os professores puderam entender na prática como algumas atividades simples, que necessitam de pouquíssima preparação, podem transformar a sala de aula e deixar o processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo, significativo e divertido. Exploramos os espaços da escola e não ficamos limitados ao espaço físico da sala de aula. 


Aqui estão os slides que utilizei nesta apresentação:


Outra oportunidade que tive de compartilhar as ideias de m-learning apresentadas na oficina em Piraí foi durante a 7th Virtual Round Table Web Conference , uma conferência on-line de alcance mundial sobre tecnologias para o aprendizado de línguas. Professores do mundo inteiro puderam ver a minha apresentação em tempo real, ou depois, através de um link disponibilizado no site do evento. Aqui está a gravação da minha apresentação no evento: 
Harmonizing Traditional Language Practice and Mobile Devices Through Digital Photography

Este ano, além de explorar bastante o universo do m-learning, eu também tive a oportunidade de me engajar em atividades mais voltadas para EaD. Ao ler tantos artigos, livros, e participar de tantas discussões em fóruns da pós-graduação e redes sociais das quais participo, um tema me chamou bastante a atenção: presença social. Como supervisor dos cursos on-line da instituição onde trabalho, uma das minhas funções é dar treinamento e compartilhar conhecimentos pertinentes com os professores que trabalham com EaD. Um dos maiores responsáveis pela evasão em cursos a distância, é justamente a falta ou a pouca presença social por parte do professor nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Então, preparei o material e apresentei um webinar, ou seja, uma conferência on-line, para tratar do assunto. Chamei uma colega de trabalho para ser minha convidada especial e apresentar algumas de suas ideias para estabelecer presença social em ambientes virtuais. A apresentação era voltada para os professores de EaD da escola, mas todos os outros professores que tivessem interesse pelo assunto poderiam participar. Segue o link de um pedaço da apresentação: 
Webinar Social Presence

Aqui estão os slides usados na apresentação:


Por último, uma experiência de grande impacto na minha vida profissional foi ter participado do 20º CIAED. Foi minha primeira participação em um congresso internacional de EaD e não há como mensurar o valor para carreira de qualquer profissional poder estar em contato com os maiores e mais influentes profissionais da área do mundo todo. Sem sombra de dúvidas, a apresentação que foi uma aula para minha vida profissional, serviu de síntese para a minha trilha, e me inspirou a montar este e-portfólio, foi a mesa redonda Educação sem distância e seu virtual futuro, entre os professores Romero Tori, João Mattar, Vani Kenski e Paula Carolei. Foram duas horas de discussões eletrizantes sobre o futuro da Educação. O que absorvi ali foi tão impactante, que senti que  não poderia ficar com aquilo tudo guardado somente para mim, eu tinha de achar uma maneira de compartilhar com outros colegas de profissão informações tão interessantes e inspiradoras. Por isso, resolvi escrever um texto, que foi publicado em um blog idealizado e recém-criado pelos supervisores da instituição onde trabalho chamado Supervision Open Channel.

 É um espaço voltado para a comunidade de professores de inglês como língua estrangeira do mundo todo que buscam se engajar em discussões sobre práticas pedagógicas de sucesso. A inspiração foi tão grande que meu texto foi dividido em duas partes:
The Future of Education- Part 1
The Future of Education- Part 2

Este texto é uma síntese das minhas reflexões sobre o futuro da Educação ao longo da minha trilha em 2014 e é complementado pelas informações e reflexões do post final deste e-portfólio.





No comments:

Post a Comment