A avaliação é um dos aspectos mais importantes do design de um curso, independentemente do modelo seguido. Os instrumentos avaliativos devem ser bem definidos e bem elaborados para cumprirem de maneira eficaz o papel de medir a aprendizagem. Conforme os quadros abaixo, há três tipos de avaliação: de entrada, somativa e formativa.
A partir dos conceitos sobre avaliação e suas variações, elaborei uma proposta de modelo avaliativo para um curso no formato híbrido e descrevi, de maneira resumida, a problemática, os objetivos, e os recursos a serem utilizados.
- CASTILHO, Ricardo. Ensino a distância: EAD: Interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011.
- GOMES, Maria João. Problemáticas da avaliação em educação online. In: SILVA, MARCO; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
- GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005.
- MATTAR, J. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
No comments:
Post a Comment