Wednesday, November 12, 2014

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Segundo Silva (2013),  "as novas formas de aprender requerem novas formas de ensinar reforçando o desafio da superação dos paradigmas das fórmulas prontas, das teorias absolutas e determinantes." A sociedade vem passando por transformações significativas nos últimos anos e tais mudanças têm afetado a educação e suas diversas modalidades, a exemplo da educação a distância. Presenciamos, ao longos destes anos todos, mudanças na legislação, novas abordagens de ensino e aprendizagem, novas visões sobre avaliação e o nascimento de novas tecnologias e recursos. O advento da internet impulsionou o crescimento e o desenvolvimento da educação on-line e transformou a maneira como gestores vinham planejando e desenvolvendo seus cursos e acompanhando o desempenho do corpo discente. É com base nos conceitos, teorias e ideias debatidas na disciplina Gestão de Educação a distância que elaborei um plano de gestão para um curso de Inglês híbrido na modalidade híbrida.

Contextualização

A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos fundado há 51 anos, em Brasília, e que sempre teve como objetivo norteador estabelecer laços entre as culturas norte-americana e brasileira através da fomentação à cultura e do ensino de inglês como língua estrangeira. Com a evolução da sociedade e dos meios de comunicação disponíveis, a estrutura dos cursos oferecidos pela instituição também foi mudando. Recursos e tecnologias foram sendo implementadas e novos cursos para novas demandas foram criados.

 Atualmente, vivemos em um mundo que está sempre conectado à internet, seja por meio das redes sociais ou pelos próprios dispositivos móveis digitais, como celulares e tablets. Uma outra realidade que se nota é a grande explosão demográfica dos grandes centros urbanos. Uma consequência negativa deste grande crescimento desordenado é o aumento em intensidade dos engarrafamentos nas ruas e porque não dizer o aumento das distâncias geográficas entre lugares como a residência, o trabalho e a escola. Foi então que surgiu mundo a fora a explosão de cursos a distância sendo oferecidos. Uma comodidade maior para se evitar tempo perdido entre deslocamentos e o grande atrativo de se poder estudar onde, quando e como quiser. A Casa Thomas Jefferson, seguindo a tendência de vanguarda, também lançou algumas opções de cursos online para aprendizes adultos.


Como indicam os estudos e pesquisas na área de educação a distância, os desafios a serem vencidos ainda são enormes. O público ainda enxerga cursos a distância como produtos de qualidade inferior, e, como a cultura da educação online ainda não é tão disseminada entre as pessoas, um grande fantasma ainda continua a ser as altas taxas de abandono e evasão dos cursos. Hoje em dia é comum ouvir de especialistas que cursos híbridos, também conhecidos como semipresenciais, são alternativas mais eficazes quando o assunto é ensino e aprendizagem a distância. Para o aluno que ainda não é acostumado a ter tanta flexibilidade, autonomia e habilidades no mundo digital, o curso híbrido se apresenta como uma alternativa interessante que o coloca em contato com o professor e colegas de turma em encontros presenciais ,mas também o dá certa liberdade e autonomia para levar parte dos estudos nos moldes do ensino 100% online. 


Pensando nesta opção de oferecer o melhor dos dois mundos, o presencial e o virtual, é que se pretende criar um curso híbrido para atender a uma fatia do mercado que tem interesse em estudar online mas ainda assim quer ter a possibilidade de ter encontros presenciais nos 

moldes do ensino tradicional.

 Como a instituição já tem um programa sólido de ensino a distância, 

como profissionais dedicados exclusivamente à gestão do mesmo, expandir os serviços oferecidos e “abrir um braço” dentro da Supervisão de Cursos Online, se mostra como uma possibilidade real e fácil de ser conduzida, afinal, para um programa semipresencial poderia ser usado o mesmo material que já é utilizado na instituição nos cursos presenciais e a distância. O material didático adotado pela Casa Thomas Jefferson oferece tanto a versão do conteúdo em uma plataforma online como nos 
livros.
Este plano de gestão define a divisão de níveis, o material didático a ser utilizado (livros para o componente presencial e o AVA para o componente on-line), e os tipos de avaliações a serem adotados. Além disso, o plano de gestão faz uma análise da instituição e do mercado englobando as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por último, o documento sugere um plano de capacitação docente dividido em três partes: apresentação do novo curso, letramento digital e ensinar e aprender on-line. Para conhecer mais detalhes a respeito do meu plano de gestão para um curso de inglês na modalidade híbrida, clique no link abaixo:
Plano de Gestão de Educação a Distância

Referências deste blog post:
Silva, R. Gestão de EAD- educação a distância na era digital. São Paulo:Novatec, 2013.

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